ift unesp

logotipo para  instituição de física teórica - unesp


Projetar um novo desenho para identidade do IFT significa pensar em um signo bem resolvido enquanto síntese que sinaliza um campo teórico extremamente extenso, complexo, e profundo.
O ato gráfico-visual tem como ponto de partida o espectro que vai além da norma e princípio matemático que compõe o conceito comum da física, e então atravessa o universo maleável, poético, e volúvel que também está presente dentro da concepção.
A proposta transcende e extrapola o quadrado enquanto controle formal. As linhas em conjunto, reconhecidas individualmente formam e reformam um elemento visual. São espaços, ondas, cordas, dimensões, frequências, etc. O fio e a trama que nos conecta com o micro e macro.
Considerando a linguagem proposta, a praticidade de reprodução técnica, e a facilidade de leitura, optou-se pela escolha cromática universalmente versátil: o preto, que absorve.
A tipografia é representada pela fonte helvética: sóbria, regular, e neutra. A extensão do signo gráfico expõe a força do nome como totalidade e potência de representação. Seu corpo horizontal busca ritmo visual na composição.
Por fim, o conceito do sinal gráfico une imagem simbólica, texto e cromacia, e assim incorpora o conjunto de valores de uma instituição reconhecida com conhecimentos a serem transmitidos à sociedade, a fim de incentivar o interesse científico